quarta-feira, 17 de março de 2010

Grande Mídia contra Dilma

Quem acompanha com atenção o noticiário dos jornais e das televisões já constatou: a cada dia há uma manchete negativa relacionada ao presidente Lula ou a ministra Dilma Roussef. Nas últimas semanas, também foi iniciada uma onda contra o PT, com matérias chamadas no jargão jornalístico de “requentadas”, isto, notícias velhas sobre denúncias feitas em 2004 e 2005.

Não se trata de uma mera coincidência. A ofensiva contra a candidatura Dilma foi discutida e aprovada no seminário promovido em São Paulo, pelo Instituto Millenium. A entidade, que defende ideais neoliberais como economia de mercado, tem entre seus conselheiros João Roberto Marinho (Organizações Globo) e Roberto Civita (Editora Abril/Revista Veja). Batizado de 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão – no caso, liberdade de expressão deles -, o seminário reuniu a nata da direita brasileira e seus intelectuais mais renomados, como o ex-cineasta e atual comentarista da TV Globo, Arnaldo Jabor. Jabor, representante da esquerda arrependida, tem voz e vez assegurada em qualquer espaço da direita.

Pois no seminário do Instituto Millenium, Jabor defendeu uma campanha contra o PT. Disse ele: “Tem que haver um trabalho a priori contra isso, uma atitude de precaução dos meios de comunicação. Temos que ser ofensivos e agressivos, não adianta reclamar depois.”

O conselho de Jabor vem sendo cumprido à risca, pelo menos por O Globo. Um exemplo é a manchete do dia 10/03: “Dilma infla dados e Petrobras é obrigada a dar explicações”. A verdade: a ministra havia dito que a Petrobras investiria “cerca de 80 a 85 bilhões de reais”. O valor exato era R$ 79,51 bilhões (portanto próximo aos ‘cerca de 80’), valor este que estava sendo revisto e, provavelmente, ficaria próximo ao anunciado por Dilma!!!!

Já na edição do dia 12/03, O Globo acusava: “Lula teve em 2009 primeiro PIB negativo desde Collor”. Quem se desse ao trabalho de ler uma pequena nota na página interna ficaria sabendo que em 2009 o consumo interno cresceu 64%, demonstrando que a população brasileira teve dinheiro para consumir.

Como março ainda nem terminou, é de se imaginar o que ainda vem pela frente até outubro chegar.

Diretoria Sinttel-Rio

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